"Primeiro Deus criou o homem, mas depois... bom, depois Ele teve uma idéia melhor", bem melhor!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

CLUBE GOURMET DE LITERATURA E CINEMA

Dia desses, ao escrever meus hábitos de leitura no blog de uma amiga, percebi o quanto adoraria ter uma livraria-café, um lugar onde as pessoas poderiam se encontrar para trocar experiências de leitura de forma aconchegante e requintada. Estive pensando sobre isso e percebi que esse é um desejo mais individual que capitalista. Isto é, a idéia não se relaciona com ganhar dinheiro, mas em realizar uma vontade que tenho de sentar com amigos e passar horas falando sobre aquele livro que o grupo leu. Não bastasse essa vontade, assisti o filme “O Clube de Leitura de Jane Austin”. Pronto! Descobri como começar e baseada nisso tudo e com umas amigas tão devoradoras de livros quanto eu, nasceu o nosso CLUBE DE LEITURA! ,
O nosso primeiro encontro foi no último sábado, dia 12, e como no filme  aconteceu na Starbucks, regado a muito café, guloseima e boa conversa.



O primeiro livro escolhido foi Bipolaridade, Memória de Extremos da Terri Cheney. Eu, particularmente, considerei a leitura muito intensa e permitiu não só uma profunda reflexão sobre a Bipolaridade, como também proporcionou ao grupo um momento de confidências e resgates de nossas próprias histórias, onde identificamos pessoas e situações com características bipolares. 


Só para que tenham uma idéia sobre o livro, em um momento, Terri está agachada sob sua mesa em seu escritório em Beverly Hills, paralisada pela depressão, no momento seguinte, está empinando pipas à beira de um penhasco, sob uma violenta tempestade. Em outro momento, ela está tomando uma dose excessiva de analgésicos com tequila, e depois está perdidamente apaixonada. Bonita, extremamente bem-sucedida e brilhante, Cheney, como outros 10 milhões de pessoas, apenas nos Estados Unidos, sofre de transtorno bipolar, um terrível segredo que quase a matou. A autora revela os efeitos causados por essa devastadora doença sobre si e sobre aqueles que a cercavam. Desde as múltiplas tentativas de suicídio, experiências de quase morte, noites na cadeia e exploração sexual, passando por amizades rompidas e pelo tratamento de eletrochoque, Bipolar é o retrato de uma vida vivida em extremos, uma inesquecível viagem numa montanha-russa de emoções.
 
Foi uma tarde extremamente agradável que passou muito rápido e já deixa saudades. 


Nossa leitura para outubro é “Comer, Rezar e Amar” de Elizabeth Gilbert.

Beijos e até a próxima!





 

Um comentário: