"Primeiro Deus criou o homem, mas depois... bom, depois Ele teve uma idéia melhor", bem melhor!

quinta-feira, 30 de julho de 2009

E as santas? Elas existem?

Complicado, né?!!

Bom a Martha Medeiros parece acreditar que não existem, mas vamos combinar que tem várias mulheres na história que podem passar sim por santas. Eu sou bem curiosa também nesta parte bíblica. Espero que gostem!

Por exemplo, muitas mulheres importantes e sábias tiveram participação efetiva na História do Cristianismo. Já li a respeito da sabedoria e virtude de Abigail, em contraste com a atitude desprezível de seu marido, Nabal (ISm 25,2-42). Davi a elogiou dizendo: “Bendito o Senhor, Deus de Israel, que, hoje, te enviou ao meu encontro. Bendita seja a tua prudência, e bendita sejas tu mesma, que hoje me tolheste de derramar sangue e de que por minha própria mão me vingasse”. As Escrituras também descrevem a pureza inocente de Tamar e a lascívia egoísta de seu irmão, Amom (IISm 13,1-19). Como o contraste entre uma mulher boa e inteligente e um homem tolo e ímpio poderia ser melhor exposto? Quando Joabe precisou que alguém apelasse para o rei Davi em favor de Absalão, ele não escolheu um homem, mas uma mulher sábia de Tecoa (2Sm 14,1–20). Deus usou a rainha Ester, uma mulher de beleza e força, para livrar Israel da extinção tramada pelo perverso Hamã (Est 4-8). A derrota de Sansão deu-se por conta de uma mulher (Jz 14 -16). Salomão também foi afetado desfavoravelmente por mulheres (IRs 11,1–4). Jezabel ajudou a efetuar a ruína de Acabe (IRs 21,1–26). Uma mulher alimentou Elias (IRs 17,9–15). Uma mulher eminente providenciou comida e um quarto para Eliseu (IIRs 4,8–10).

Maria, sempre Maria, gerou e alimentou Jesus Cristo. Que mulher! (Lc 8,1–3; Mt 27,55; Mc 15,41)
Uma samaritana recebeu a grande lição sobre a verdadeira adoração no poço de Jacó, e levou uma cidade inteira a ouvir Jesus (Jo 4,21–42). Uma mulher ungiu Jesus antes de Sua morte (Mt 26,7–13). Durante a crucificação de Jesus (Jo 19,25; Lc 23,49), várias mulheres — incluindo Sua Mãe Santíssima — ficaram corajosamente com Ele, enquanto Seus seguidores homens O abandonaram. Até mesmo os apóstolos escolhidos fugiram com medo de perder a vida quando a escolta armada prendeu Jesus (Mateus 26,56).

Mas o grande destaque da participação das Mulheres na História do Povo de Deus é participação decisiva de Maria – Mãe de Jesus: na Anunciação (Lc, 1 26-58), nas Bodas em Caná (Jo 2 1-11), sua presença diante de seu Filho na Cruz acolhendo o pedido Dele em nos tomar como Filhos (Jo, 19, 25.27) e em Pentecostes (At 1, 14). Muitos outros relatos surgem por causa da tradição Bíblica, mas vamos nos ater a estes, que muito já falam ao coração das mulheres!

Mas vocês precisam concordar comigo que são todas um pouco doidas, pois a coragem para fazer tanto em um mundo ou em um determinado e conturbado momento histórico... Senhor! Que loucura!

Portanto Doidas e Santas!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário